quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como cuidar de seus diamantes



 
É preciso guardar, manusear e limpar corretamente para mantê-los lindos e eternos! Apesar de serem feitos da substância mais dura que existe, os diamantes exigem cuidado e atenção. São vendidos como eternos, mas não são invulneráveis nem indestrutíveis. Eles podem riscar, arranhar e trincar, por isso alguns cuidados deve ser tomados:

Como armazenar:
Guarde-os em um local seguro, não só por questão de segurança, mas também para evitar que ocorram danos, como cair no chão.
♥ Guarde cada peça separada individualmente, caso contrário elas podem arranhar umas às outras. Não só aos outros diamantes mas também às outras pedras e até ao metal.
♥ Nunca guarde suas jóias como nos filmes de roubo! Ou seja, emboladas umas nas outras.
♥ Envolva cada ítem em papel de seda macio ou em saquinhos macios ou guarde em caixa de jóias.

Como manusear:
Diamantes repelem água, mas óleo e gordura não. Portanto não use durante exercícios ou limpeza pesada com produtos químicos. Evitando assim pancadas e contatos com qúimicos.
♥ Cremes e perfumes não devem ser aplicados enquanto as jóias são usadas. O contato pode fazer com que a peça fique opaca, sem brilho.
♥ Sempre ficar de olho nas peças, verificando se todas as pedras estão ok e se há sujeira. O acúmulo de sujeira faz com que a luz não seja refratada como deve.
♥ É importante lembrar que os diamantes são feitos de carbono, portanto são inflamáveis e; mesmo o ponto de fusão sendo entre 850-100 C, o ponto de fusão do ouro por exemplo ocorre em 1000C.
  
Como limpar
♥ Sempre ficar de olho nas peças vai naturalmente levar à uma limpeza regular. As peças com diamantes podem ser limpas em casa numa "sopinha" de água, detergente neutro e um pouco de amônia  (que deve ser levada ao fogo até a fervura) com uma escovinha bem macia para não riscar. Enxague-as com água corrente e seque com um pano macio. Tudo com muito cuidado e atenção, pois jóias são peças delicadas. 
 Diamantes que foram tratados com o preenchimento de fraturas e outras imperfeições requerem detergentes ainda mais suaves do que o que é sugerido aqui. Mesmo um detergente à base de amônia pode agir sobre o preenchimento de formas inesperadas, embora o próprio diamante não será afetada.
Joalheiros recomendam tipicamente limpeza profissional anual, onde jóias também ser inspeccionados para a integridade da configuração e montagem, por exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário