domingo, 31 de agosto de 2014

Archi Dior por Victoire de Castellane

"Color is what gives jewels their value. They make the face glow."
Christian Dior

Antes de tornar-se o importante estilista lembrado hoje, Christian Dior queria ser arquiteto. Ele não chegou a projetar, no entanto, é evidentes nas linhas, cortes e drapeados que de alguma forma a geometria esteve presente.

Pode-se dizer que, a nova coleção da Alta Joalheria Dior, por Victoire de Castellane, que estréia na Biennale des Antiquaires em Paris esse setembro continua essa "tradução" arquitetônica, seguindo as linhas e formas de seus mais icônicos desenhos de alta costura.
A coleção mistura simetria e assimetria maravilhosamente, junto com elementos floreados e gemas maravilhosas.
São 23 looks que deram vida à coleção Archi Dior, com 40 peças. A seguir, algumas delas e suas inspirações:
O Tailleur Bar de 1947, originou Bar en Corolle. Bracelete Bar en Corolle Émeraude, ouro branco, diamantes, safiras pinks e roxas, esmeralda, granada demantóide (andradita) e espinélios. Anel Bar en Corolle Diamant, ouro branco, diamantes, safiras pink e roxas, esmeraldas e granada demantóide (andradita).

Desenho do vestido Junon, e detalhe do bordado, coleção alta-costura de 1949. Brincos e anel de ouro negro e diamantes, Milieu du Siècle, que reproduzem o bordado do vestido.

Vestido de 1949 dedicado ao compositor Francis Poulenc, amigo próximo de Christian Dior, feito de tafetá plissado. Anel e brincos Verticale Plissèe, diamantes e degradê de diamantes em tons de amarelo, laranja e rosa.


O volume e caimento das pregas do vestido Ailée foi a grande inspiração para essas jóias.O bracelete Ailée tem mais de 3500 gemas, entre elas rubis e safiras rosas e roxas, esmeraldas, tsavoritas e turmalinas; assim como os brincos. Foi um trabalho de aproximdamente 560 horas, montados em ouro branco. Abaixo e à direta está o anel Coccote, ouro branco, diamantes, diamantes e safiras pink.

Trompe L'Oeil veio das curvas do vestido Marly, coleção de alta costura primavera-verão de 1949. Anel e brincos de ouro amarelo e rosa, diamantes, diamantes fancy yellow e espessartitas.

Corolle Jour:o vestido Aladin de 1947 foi o ponto de partida para as jóias de diamantes e esmeraldas pear-shape do Zâmbia.

Vestido Songe 1947, inspiração para as jóias de diamantes e rubis, Corolle Soir.

Vestido Drag, 1948: inspiração para Envol Drapé, a esmeralda do anel tem 4.61 ct.

O Verticale Godet de safiras veio do vestido Panier Percé, desenhado em 1920.

 "Cada um desses vestidos tem uma história diferente para contar. Meu desafio foi estudar a maneira como foram construídose usar esse mesmos princípios na hora de desenhar as joias." disse Victoire de Castellane para a Vogue brasileira de setembro.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário