quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Turquesa ♥ Dezembro



Colar Van Cleef & Arpels" the kingfisher necklace" inspirado nas jóias chinesas, turquesas, diamantes e espinélios vermelhos-rosados.


A exuberância da sua cor é a característica mais marcante da turquesa, a gema do mês em dezembro - e do aniversário de 26 anos de casamento. O nome se deve, possivelmente, ao fato de terem sido comercializadas por "turcos", que a levaram para a Europa. Integrante da classe mineral dos fosfatos, apresenta variações de cor entre o verde e o azul, devido à presença do cobre e do ferro. A tonalidade mais valorizada no Ocidente é o azul escuro, enquanto os asiáticos preferem as gemas esverdeadas.
Sua transparência oscila de semitranslúcida a opaca e tem brilho de ceráceo a vítreo.
A turquesa foi uma gema bastante utilizada na Antiguidade. A mais antiga evidência para esta afirmação foi encontrada no Egito, onde foi descoberto um mobiliário com incrustações de turquesa, datado de aproximadamente 3000 a. C. Em muitas culturas do Velho e do Novo Mundo, a turquesa tem sido apreciada como pedra sagrada, capaz de trazer boa sorte. Nas Américas, os índios as utilizavam para produzir jóias e objetos de rituais sagrados, acreditando que a pedra azul-céu abre uma conexão direta entre o céu e o mar.


Brinco Carolina, turquesas, ametistas e esmeraldas montadas em ouro com banho de rutênio (negro).

 A porosidade e a baixa dureza - entre 5 e 6 na escala Mohs, ligeiramente mais dura que o vidro - torna-na uma gema frágil que requer cuidados e limpeza constantes. Além disso está sujeita a alterações de cor por ação da luz solar, suor, cosméticos e desidratação.
Foi a pedra nacional da Pérsia e, até hoje o Irã produz os seus melhores exemplares. Além do Irã, outras jazidas podem ser encontradas no Afeganistão, Austrália Oriental, China, Israel, Tanzânia e no sudoeste dos Estados Unidos. Dentre as diversas variedades, as gemas mais valorizadas são as compactas e de cor azul celeste. A partir de 1972 surgiram as turquesas sintéticas, que muitas vezes se aproximam tanto das naturais ao ponto de dificultar a sua diferenciação.


broche Van Cleef & Arpels, Rose de Noël, e contas de turquesa.


Simbolismo: Pedra Sagrada para budistas tibetanos, que acreditam que ela melhore a meditação, a circulação e a paz de espírito, à qual se atribui um grande poder de cura.
No Oriente Médio acredita-se que a turquesa protege contras acidentes, especificamente os que envolvem queda. Por isso era, e em alguns casos ainda é, usada como amuleto para evitar que os cavalos ou cavaleiros caissem. Devido a essa crença a turquesa até hoje é utilizada como talismã para equinos, acreditando que ele ficavam mais resistentes e com cascos firmes. Também era colocada no batente das portas para guardar a residência dos "maus espíritos". Tem a capacidade de absorver sentimentos negativos. Diz-se que sua cor muda quando o portador esta doente ou quando algo desagradável está para acontecer. Protege contra a poluição do ambiente, os viajantes e as amizades, atrai sorte e proteção. É a gema do signo de libra.


Turquesa esverdeada (Biwa)






fonte: Infojoia, O portal de notícias do IBGM
http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_11703




Nenhum comentário:

Postar um comentário